Dom e Chamado!

Postado por Anônimo quarta-feira, 2 de junho de 2010 , , , , , , ,


Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:


Está no Portal Evangélico Compartilhando Na Web - 17/01/2006

Juízes 9.7-15

7 E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós;
8 Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.
9 Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?
10 Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós.
11 Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?
12 Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.
13 Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?
14 Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.
15 E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.

Cada pessoa é capacitada por Deus para, no mínimo, uma obra, para um afazer específico. Tenho certeza que você, que neste momento está lendo esta meditação, está se lembrando de alguma coisa que o Senhor já incomodou no seu coração para que esteja realizando.

Você tem buscado aprimorar esse dom? Você tem buscado realizar a obra para a qual foi chamado/a? Não se esqueça da Parábola dos Talentos (Mateus 25.14-30): o dom, o talento precisa ser desenvolvido (aprimoramento) e dar fruto (conversão e mostras de trabalho), aumentar, edificar para o louvor da glória do Senhor.

No apólogo de Jotão podemos identificar árvores sendo questionadas a respeito de mudar de atitude e uma passar a ser “o rei das árvores”. Tudo bem que esse é um texto que demonstra que havia pessoas contrárias a se ter um rei em Israel. Mas eu quero chamar a sua atenção para a atitude das árvores que não aceitaram ser rei:

- A primeira árvore foi a oliveira. Ela responde: deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?

- A segunda foi a figueira que, semelhantemente à oliveira, não quis deixar o seu dom maior, que é produzir frutos doces;

- A terceira foi a videira. Você lendo o texto verá que ela também não aceitou.

Foi o espinheiro que, aparentemente não tinha “dom”, aceitou ser rei.
E na sua vida? Você tem deixado de agir conforme o Senhor tem lhe dado para agir ou tem sido fiel a esse chamado? E mais: tem tido prazer, amor em realizar isso?

Precisamos nos preocupar com o trabalho no Corpo de Cristo, tanto nas reuniões na Igreja como no nosso viver diário nos mais variados lugares. Trabalhar com afinco não porque alguém na igreja vai nos cobrar, mas porque o próprio Senhor está atento, observando nossa atitude e espera ser louvado por cada uma delas! Estejamos prontos/as a discernir no Senhor qual(quais) o(s) nosso(s) lugar(res) de atuação para a Sua exaltação.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |