Igreja em Pérgamo

Postado por Anônimo sexta-feira, 25 de junho de 2010 , , , ,

Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:


Publicado no Portal Evangélico Compartilhando na Web em 02/08/2006:

Apocalipse 2.12-17

12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.
15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.
16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Mais uma vez a descrição inicial da carta é de Quem está por trás da mesma. O Próprio Senhor Jesus. E pela descrição inicial desta carta, podemos notar que Ele está pronto para cortar o que seja necessário e não há como falhar nesse corte, pois a espada é aguda e de dois fios, dois gumes. O que estiver errado será cortado. Ou nós retiramos de nossa vida, com o auxílio do Espírito, o que está errado ou seremos cortados juntos com o erro.

Mais uma vez o Senhor mostra que conhece a realidade do povo daquela igreja. Reconhece que onde ela está não é um local muito fácil, nota os problemas, mas ainda assim verifica que há quem não negue a fé. Como são difíceis os nossos dias, com facilidades para fazer o errado. Será que estamos prontos para abominar o erro, mesmo com sua facilitação e até recomendação por muitos e manter nossa fé?

Não se esqueça: não há como esconder do Senhor erros com algumas atitudes corretas. Para outras pessoas, podemos nos mostrar bem diferentes do que na verdade somos, com algumas atitudes certas para impressionar. Mas o Senhor sabe reconhecer cada atitude nossa. Vê o acerto, reconhece e confirma, mas vê também o erro. Não dá pra esconder o erro que porventura cometemos do Senhor com algumas coisas feitas de maneira correta. O Senhor nota na Igreja em Pérgamo os acertos e os erros e chama a uma mudança. Nós somos assim diante Dele: temos que fugir dos erros, com o auxílio do Espírito Santo e ampliar os acertos! Se não acertarmos as coisas, como escrevi no começo, os erros serão cortados. Se não fugirmos dos erros, seremos cortados com eles!

Mas basta permanecer fiel para comer do maná, quer dizer, do sustendo de Deus, da provisão de Deus, e para receber um novo nome. O que quer dizer novo nome? Antigamente, quando a pessoa passava por uma experiência que marcava a vida dela, normalmente essa mudança era assinalada com a mudança de nome. Alguns exemplos Bíblicos: Jacó – Israel; Noemi – Mara; Saulo – Paulo, e poderíamos mostrar outros. Isso quer dizer que receber um novo nome está ligado a uma mudança completa na vida! Então, quando deixarmos de lado o erro e o Senhor cortar definitivamente isso, iremos experimentar definitivamente do maná, da provisão de Deus, mesmo quando não há solução humana, e teremos um novo nome, uma nova experiência, um novo momento em nossa existência: a Vida Eterna!

Vale a pena deixar o erro de lado! Teremos o melhor de Deus eternamente sem o mesmo!

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |