Cuidados no inverno

Postado por Anônimo quarta-feira, 7 de julho de 2010 , , , , , , , , ,


Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:



Especialistas dão dicas sobre alimentação, hidratação e tratamentos


As pessoas tendem a se cuidar menos com a chegada do frio. Para não ganhar uns quilinhos extras, preservar a pele bonita e manter a boa forma durante a estação, confira as dicas de três especialistas em beleza, nutrição e estética.

Alimentação

A nutricionista Ione Leandro de Queiroga alerta que é muito importante manter uma dieta equilibrada para não temer a balança.

– Tão difícil quanto emagrecer é manter o peso – diz a profissional.
Por isso, é necessário ter muita cautela para não cometer certos abusos, especialmente com algumas delícias típicas da estação como os fondues ou os chocolates quentes, por exemplo.

– Tudo pode ser consumido, desde que haja moderação. E se um dia a pessoa cometer algum exagero, basta fazer a compensação no dia seguinte, optando por refeições mais leves – diz a especialista.

Se para algumas pessoas o clima não parece muito propício a saladas, a nutricionista recomenda legumes no lugar de folhas.

– Uma porção de abobrinha, cenoura e brócolis no vapor tem aproximadamente 80 calorias. É uma excelente fonte de vitaminas A e C, minerais e fibras. Uma combinação super adequada – diz Ione, que sugere também arroz integral e uma porção de carne magra grelhada, como complemento.

Outra dica dela é poder abusar dos chás entre uma refeição e outra.

– O chá-verde, de hortelã, camomila e até o de carqueja são boas opções por serem digestivos. Os de semente de linhaça, erva-doce e capim-cidreira ajudam no funcionamento intestinal.

Para o jantar, as sopas ou os caldos são os pratos mais indicados.

– À noite, gastamos menos energia, por isso é importante uma alimentação menos calórica também. As sopas, se preparadas com os ingredientes adequados, são ideais. Alimentos ricos em carboidrato e gordura devem ser restritos nas receitas.

Hidratação

Em dias mais frios, banhos mais demorados e com água muito quente são freqüentes, causando o ressecamento da pele. O dermatologista Abdo Salomão Jr. explica que essa rotina contribui para a retirada da camada de gordura da cútis, o que agrava o problema, e recomenda banhos rápidos e com água morna. Ele também diz que, durante a noite, uma boa dica para evitar a pele quebradiça consiste em utilizar um creme hidratante à base de colágeno, vitamina C, elastina e uréia.

– No rosto, as áreas mais sensíveis ficam próximas aos olhos, orelhas, nariz e lábios. O pescoço é outra região delicada, bem como ombros, costas e dorso dos pés – explica Abdo.

Os hidratantes podem ser oclusivos (cremes mais densos e gordurosos, à base de vaselina, ceras e óleos) ou umectantes (compostos de substâncias mais leves e com capacidade de reter água). O rosto deve ser higienizado com água fria e loção ou gel de limpeza com ação profunda.

Tratamento

A fisioterapeuta Ingrid Peres recomenda, para a manutenção da boa forma, não abandonar alguns tratamentos estéticos. Um novo aparelho já disponível em clínicas, por exemplo, ajuda no combate à celulite, flacidez e gordura localizada.

– O aparelho reúne três diferentes tecnologias e pode ser aplicado no abdome, nos braços, glúteos, parte posterior, anterior e interna das coxas – explica Ingrid.

Ele promove a quebra das moléculas de gordura e ajuda a estimular a produção das fibras elásticas e o colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele. Outro procedimento simples que também garante bons resultados é a massagem de drenagem linfática.

– Além de ser relaxante, melhora a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo e diminui o inchaço. Ótima para amenizar as celulites e tratar a gordura localizada – diz a especialista, que recomenda até três sessões por semana e insiste na importância de adotar uma dieta equilibrada e de praticar alguma atividade física.

Fonte: Onodera

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |