Igreja em Tiatira

Postado por Anônimo sexta-feira, 2 de julho de 2010 , , , ,

Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:


Publicado no Portal Evangélico Compartilhando na Web em 09/08/2006:

Apocalipse 2.18-29

18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A história mostra indícios de que a cidade de Tiatira foi fundada durante o tempo de Alexandre Magno, por volta do ano 330 a. C., o que faz muitos até atribuírem a ele essa fundação. Uma cidade importante na Macedônia, reconhecida por suas telas e mantos de cores vivas, deve ter sido evangelizada por Lídia (Atos 16.14-15). E seu nome deriva de duas palavras que significavam naquela época “sacrifício” e “contínuo”.

Mais uma vez vemos João apresentando Quem é o responsável pela mesma, o próprio Senhor, além de relatar o conhecimento de coisas boas e ruins nessa comunidade. Onde encontramos seres humanos, encontramos coisas boas e coisas ruins, mesmo dentro de uma comunidade de fé.

Vale a pena ressaltar que essa comunidade tinha amor, paciência e um trabalho ainda maior depois de um tempo do seu início. Normalmente, quando nos aproximamos do Evangelho, temos um ânimo maior e com o passar do tempo há um certo esfriamento. Não deve ser assim, mas há muitos casos dessa forma! No caso de Tiatira não era assim, pelo que lemos no final do versículo 19 (e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras).

Mas algo estava errado. Alguém estava deixando que doutrinas erradas estivessem dentro da igreja. Havia quem ensinasse doutrinas erradas e quem tolerasse isso. E tal situação deixava o Senhor incomodado. Doutrinas de cultos pagãos que estavam entrando com novos nomes na comunidade em Tiatira, ou quem sabe até novas heresias (para aquela época) que tomavam forma e havia quem tentava legitimar tal prática no próprio ensinamento deixado por Jesus através de seus seguidores e que hoje nós conhecemos como Novo Testamento.

O Senhor é claro: isso não é aceito por Ele. Devemos tomar cuidado com o que pregamos! Devemos checar se a Bíblia revela isso mesmo ou se estamos trazendo para o contexto evangélico coisas que na verdade não deveriam estar. Devemos deixar o Espírito Santo nos falar, revelando o que está certo ou não!

Àqueles que seguiam doutrina errada, está claro que sem arrependimento, não há salvação. Mas o texto deixa claro que o Senhor não coloca todos no mesmo barco. Ele verifica aqueles que estão buscando de forma correta, incentiva a continuarem assim e deixa claro o Seu cuidado sobre essas pessoas.

Ah, igreja em Tiatira...

Existiu em um momento histórico, sendo endereçada a ela esta carta que está no Apocalipse...

Existiu em um Período Histórico, aquele que é reconhecido como Era das Trevas, onde o conhecimento era mantido refém de algumas pessoas que só ensinavam o que queriam e até deturpavam os ensinamentos, tempo este que precisou ser revisto desde a época de Martinho Lutero e a Reforma Protestante e ainda carece de muita revisão...

E existe até hoje, infelizmente, onde alguns tentam manipular o conhecimento, ensinam coisas erradas e trazem para o arraial evangélico muita coisa que existe no paganismo, e infelizmente acabam manipulando a verdade a partir de meias verdades e muitas mentiras e/ou muitos enganos, levando ao erro muitos que querem buscar ao Senhor de forma séria e que acabam, levados por isso, no erro.

Quero ouvir o que o Espírito diz e vivenciar o que encontramos nos versículos 26-28...

Quero fazer a diferença, em o nome do Senhor. Não quero apenas fazer o que muitos dizem que é certo ou o que parece interessante, mas quero fazer o que agrada ao Senhor. Não quero me movimentar em direção ao Senhor através de modismos ou qualquer outra coisa que não seja um verdadeiro compromisso com a verdade evangélica.

Vamos nessa?

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |