Quando Deus escolhe alguém...

Postado por Anônimo quinta-feira, 8 de julho de 2010 , , , ,

Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:


Graça, Paz e Alegria!

Está no Portal Evangélico Compartilhando Na Web, 29/09/2009

Atos dos Apóstolos 1.15-26

15 Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse:
16 Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
17 pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.
18 (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19 E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.)
20 Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério.
21 É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós,
22 começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição.
23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido
25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar.
26 Então, deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos.

Os estudiosos definem que, possivelmente, os sacerdotes compraram um campo com o dinheiro da traição, que Judas devolveu. Mas, como legalmente esse dinheiro era dele, teria sido comprado como se fosse dele. Por isso se faria alusão a esse campo que teria sido de Judas.

O que me parece importante neste texto é que quando o trabalho deve ser desempenhado, Deus vai levantar quem faça. Neste caso, Judas era contado entre os discípulos, mas tinha traído e estava morto. Alguém deveria assumir o lugar dele, como se fosse possível uma forma de anular a existência dele. Pelo menos, como discípulo. Ele ficaria com o papel de traidor, mas outro seria aquele que deveria ser lembrado como discípulo. E havia o entendimento que seria necessário ter acompanhado Jesus desde o batismo até ser levado aos céus para fazer parte disso. O próprio texto revela essa condição. E os que estavam ali começam a decisão.

Dos que são apresentados como possíveis, a sorte deveria decidir quem realmente seria. Provérbios 16.33 nos diz "A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela". Não era uma busca por sorte ou azar, como se pensa sobre o assunto em nossos dias, mas era algo que deveria dar a direção que mostrava a vontade de Deus, já que eles não tinham uma definição que estava testificada por todos.

Os discípulos não ficaram apenas esperando! Tomaram uma atitude. Escolheram aquele que ficaria no lugar de Judas. Alguém foi destacado para o seu lugar, para confirmar o cumprimento das Escrituras. Claro que o Senhor deveria confirmar o ministério. Ele permitiu a escolha de Matias naquele momento, mas no tempo certo destacou alguém: Paulo. Esse ainda teria que ver algumas outras coisas antes do seu chamado. Agora, o que salta nesse texto é que o Senhor sempre vai destacar alguém para o trabalho. E pode ser você. Esteja pronto/a e aguarde o chamado da parte do Senhor.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |