Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:


Publicado no Portal Evangélico Compartilhando na Web em 08/11/2006:

Apocalipse 6.1-8

1 E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
2 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
3 E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
5 E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
7 E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Primeiro Selo: Fala sobre um Cavalo Branco com seu cavaleiro. Alguns defendem aqui uma representação do Anti-Cristo, pois temos no Apocalipse 2 Cavalos Brancos (o segundo está em Apocalipse 19.11-21), e este primeiro sai exatamente no momento do início do derramamento da Ira de Deus. Outros, que representa algo sobre Cristo (ou Ele próprio ou algo associado a Ele, como a Santidade, pela representação da cor branca). O Cavaleiro saiu vencendo e para vencer!

Realmente é algo que pode nos confundir! Parece tanto uma coisa como a outra. Depois de orar e conversar sobre o assunto, entendo que posso definir uma das duas posições!

Entendo que esta é uma representação do Anti-Cristo! Mas, ele não está de Branco e Branco não sinaliza pureza, santidade? Você lembra do que está escrito em 2 Coríntios 11.14? “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. Além disso, esse cavaleiro sai vencendo e para vencer e Cristo já é vencedor!

Com tudo isso, entendo que temos uma representação do Anti-Cristo nesse cavalo e seu cavaleiro. E além desse ser o momento de início de tribulação, no capítulo 19 há uma apresentação muito mais gloriosa do cavalo branco e seu cavaleiro, que até tem nome! Talvez a dúvida ainda fique na expressão: “Saiu vencendo e para vencer”. Mas entendemos que, no início da tribulação, o inimigo vai lutar com todas as suas forças! Mas ele só pode ter força mesmo! Todo o poder (autoridade) pertence a Jesus (Mateus 28.18). O inimigo estará vencendo, pois o Espírito Santo já terá sido retirado (2 Tessalonicenses 2.1-12) e ele terá autonomia para agir mais intensamente (2 Tessalonicenses 2.7), e para vencer (para fazer muitas coisas erradas). Mas isso será durante um tempo apenas! Como escrevi acima, será apenas por um período que dará a impressão que o inimigo estará triunfando. Mas essa ‘vitória’ não pode acabar com a Vitória do Senhor.

Segundo Selo: Fala sobre um Cavalo Vermelho e seu cavaleiro. Entendemos que essa visão simboliza a guerra, até porque o cavaleiro recebe uma grande espada, além de tirar a paz da terra, provocando os homens uns contra os outros.

Terceiro Selo: Fala sobre um Cavalo Preto com seu cavaleiro. Como consequência da desarmonia da guerra, vemos a fome. É um acontecimento ligado ao outro. Minha bisavó contava que se lembrava de uma situação envolvendo a Segunda Guerra, onde soldados eram presenteados com um pedaço de pão e que os mesmos comiam com muita avidez. A balança na mão do cavaleiro desse Cavalo mostra essa desigualdade que provoca a fome. Condições precárias de sustento e abastecimento! A comida que há é vendida por preço muito alto. Um denário (dinheiro de um dia de trabalho) deveria ser suficiente para comprar comida para uma família para se alimentar num dia e ainda sobrar, dependendo do tamanho da família. No entanto, ele é o valor de uma medida de trigo e três de cevada! É pouco para uma família! Mas o fato de não “danificar o azeite e o vinho” demonstra a falta de comida, mas não completa. Falta comida para satisfazer, mas ainda não se passa fome.

Quarto Selo: Fala sobre um Cavalo Amarelo (do grego chlõros: “verde claro”, “amarelento”, “pálido”) e seu cavaleiro. É uma cor doentia, demonstrando peste e morte. Aliás, a própria Morte é personificada no cavaleiro.

O início do fim está perto! Você está preparado/a para subir ou vai esperar esses últimos acontecimentos? Enfrentar esse tempo é perder a primeira chance...

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |