Salmo 15

Postado por Anônimo segunda-feira, 23 de agosto de 2010 , , , ,


Graça, Paz e Alegria!

Se você quiser seguir o blog onde foi feita esta postagem, acesse:



O cidadão dos céus
Salmo de Davi

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

A ideia desse salmo no que diz respeito a morar no Tabernáculo do Senhor ou no Santo Monte pode ser dividida em duas partes:

1) Ter paz em sua jornada na Terra. Ter o cuidado do Senhor em seu caminhar, em cada atitude a ser tomada, em cada situação vivida. Ter o dia a dia cuidado pelo próprio Senhor.

2) Estar com o Senhor eternamente. Passar a eternidade com o Senhor.

Para alcançar isso, o salmista é claro: é necessário ser sincero, tanto ao falar como ao agir. Tomar cuidado com comentários maliciosos que outras pessoas fazem a respeito de alguém e também tomar cuidado para não fazer esses comentários maldosos. Não dar crédito a qualquer pessoa que possa até parecer boa, mas que deixa de lado os preceitos do Senhor. Claro que não podemos ser injustos com a atitude humana, mas devemos dar mais ênfase em nossa atenção àqueles que praticam a vontade do Senhor. Não emprestar o dinheiro pensando em ter lucros (deixemos isso para as instituições bancárias!), mas fazê-lo com a certeza que o Senhor cuidará de tudo (se tivermos problemas, nem devemos emprestar!).

Na verdade, o que o salmista cita nesse texto pode ser chamado de “regras de conduta”. Atitudes que condizem com a certeza que o Senhor está no controle. Não adianta nada dizermos com nossa boca que cremos no cuidado do Senhor e darmos testemunho de que não confiamos tanto assim (não podemos nos acomodar, é fato, mas não devemos nos preocupar exageradamente). Quer seja por preocupações exageradas com as coisas da vida como por viver de maneira inadequada com relação ao nosso semelhante.

Só vivendo assim, confiando no Senhor e agindo de maneira adequada com o próximo, de forma a dar testemunho de nossa postura e confiança, poderemos habitar no Tabernáculo do Senhor, no Seu Santo Monte.

Que o Senhor continue abençoando sua vida!

0 comentários

Postar um comentário

Recomende!

Share |